Conheça mais sobre a história da ‘Terra da Pedra Pintada’, Itacoatiara – AM

O município de Itacoatiara (do tupi ou nheegatu – ita: pedra e coatiara: pintada, escrita ou gravada), está localizado na Zona Metropolitana de Manaus – AM, às margens do rio médio Amazonas e possui cerca de 99.000 habitantes distribuídos numa área de 8.892.038 quilômetros quadrados.
Itacoatiara ostenta rica biodiversidade, sendo composta por um importante ecossistema aquático, constituídos por rios, paranás, igapós e lagos piscosos, favorecendo a economia local, através dos setores primário, secundário, terciários e turístico.

Apesar de ter sido elevada a categoria de cidade em 1874, sua história tem início com a chegada do padre jesuíta Jódoco Perez, em missão religiosa na região do nédio rio Madeira 1683, no território dos índios Iruris.

Itacoatiara em parte, deve seu desenvolvimento ao período áureo da borracha, aproximadamente de 1879 à 1912, que deixou sua marca através de investimentos nacionais e estrangeiros e das edificações dos prédios históricos, que hoje são idolatrados juntamente com a cultura local, representada por diversas expressões artísticas, a culinária regional, eventos e manifestações religiosas.