Lugares Históricos

Aterros dos Igarapé que deram origem a Avenida Eduardo Ribeiro

Você sabia que onde hoje é a Avenida Eduardo Ribeiro, antigamente eram vários Igarapés? Você pode não imaginar, mas a água que sobe e invade as ruas do centro de Manaus, estão apenas tomando o espaço natural delas. Diversos igarapés que foram aterrados (Ribeira, Aterro e Espírito Santo) agonizam todos os anos contra a ação destrutiva do homem.

A imagem abaixo é uma foto histórica que marca o inicio do aterro do Igarapé Espírito Santo.

 

Nessa foto começa os preparatórios para o aterramento dos igarapés e construção da Avenida Eduardo Ribeiro.

HOJE TUDO ISSO É ESGOTO, MAS ANTES ERA A ENTRADA PRINCIPAL DO IGARAPÉ DO ESPÍRITO SANTO

Galerias construídas no igarapé do espírito santo e avenida Eduardo ribeiro, nos arredores do Porto de Manaus
Bombeiros mostram a saída da galeria pelo Roadway / foto Chico Batata

Esse registro demonstra o início do processo de construção da principal Avenida do Centro de Manaus. O Governador Eduardo Ribeiro lançou-se na empreitada de estabelecer uma Manaus conforme os padrões europeus de civilização, aterrou, canalizou e transformou alguns igarapés da área central em ruas, avenidas e praças. Além da questão estética implícita nesta, houve certa preocupação com a saúde da população local, tendo-se iniciado, no governo de Fileto Pires Ferreira (1896-1900), o aterro de igarapés de onde irradiava o mosquito da febre palustre. Essas obras trouxeram consequentemente, danos ambientais na medida em que a grande quantidade de solo era escavada da área do centro histórico da cidade para o aterro dos canais. As águas pluviais não escoavam e tampouco desaguavam no rio, formando-se os pântanos. Começaram a surgir críticas às políticas de intervenções, pois tais medidas acarretavam desequilíbrio ambiental.

Avenida Eduardo Ribeiro sendo drenada e aterrada. Notar o cano de concreto no meio do que seria mais tarde a avenida. O Vale Amazônico e o problema da borracha - 1912, Manoel Lobato.
Avenida Eduardo Ribeiro sendo drenada e aterrada. Notar o cano de concreto no meio do que seria mais tarde a avenida. O Vale Amazônico e o problema da borracha – 1912, Manoel Lobato.

 

Registro da antiga Ponte da Imperatriz

Construída para ligar os antigos bairros de Espírito Santo e República, estava situada na área hoje compreendida como o início da Avenida Eduardo Ribeiro, paralela aos jardins da igreja da Matriz.

Registro da antiga ponte da imperatriz em 1899
Registro da antiga ponte da imperatriz em 1899

Registro da antiga Ponte da Imperatriz, construída para ligar os antigos bairros de Espírito Santo e República, estava situada na área hoje compreendida como o início da Avenida Eduardo Ribeiro, paralela aos jardins da igreja da Matriz.

Essa localização foi toda aterrada e construído o Porto de Manaus.

Em primeiro plano, a ponte da Imperatriz sobre o igarapé do Espírito Santo, depois aterrado e que deu lugar a atual Avenida Eduardo Ribeiro. Notar também o complexo da Booth Line ainda com antigos sobrados.

Registro da antiga Ponte da Imperatriz em 1899

IGARAPÉ DO ESPIRITO SANTO, QUE DEPOIS DE ATERRADO E CANALIZADO TRANSFORMOU-SE NA AVENIDA EDUARDO RIBEIRO. FOTO DE 1889.

Igarapé do Espírito Santo
Igarapé do Espírito Santo

GALERIAS PLUVIAIS CONSTRUÍDAS NO LOCAL ONDE ERA O IGARAPÉ DO ESPÍRITO SANTO

O projeto de esgotos baseados na Separate System expostos no salão nobre na associação dos empregados no comércio é escolhido por ser considerado o mais apropriado às condições topográficas de Manaus, além de ser mais econômico, porque a cidade já tem um sistema de galerias que exige apenas uma ampliação e retificação de acordo com a nova drenagem. Os condutores da rede de esgoto serão de cimento armado e reforçado e o encanamento de drenagem na parte que passar sob os prédios a esgotar, esse sistema foi planejado para atender 60 mil habitantes naquele período, atendendo principalmente as localidades mais populosas.

Galerias Pluviais Construidas No Local Onde Era O Igarapé Do Espírito Santo

IGREJA DA MATRIZ e  o IGARAPÉ DO ESPÍRITO SANTO

Igreja Da Matriz E O Igarapé Do Espírito Santo
Igreja Da Matriz E O Igarapé Do Espírito Santo

Avenida Eduardo Ribeiro. Registro de Augusto Felippe Fidanza em 1885. Esta foto esta contida na obra: A fotografia no Brasil – 1840- 1900 Rio de Janeiro FUNARTE -1985 – Pg 180.
Esse local foi todo aterrado e onde aparece essa ponte, atualmente há um medalhão de concreto com o símbolo do império de Portugal.

MEDALHÃO COM SÍMBOLO DO IMPÉRIO DO BRASIL
MEDALHÃO COM SÍMBOLO DO IMPÉRIO DO BRASIL

Marco da construção das galerias Pluviais construídas pelos ingleses. Local onde ficava a ponte sobre o Igarapé do Espírito Santo – 2005

ESTA MURALHA E ATERRO DA PRAÇA FORÃO FEITOS NO ANO DE 1881 – SENDO PREZIDENTE DA PROVINCIA …”

Fotos de Chico Batata

MEDALHÃO DO IMPÉRIO DO BRASIL
MEDALHÃO DO IMPÉRIO DO BRASIL

Local onde fica o Medalhão de Concreto que marca o local exato onde ficava a ponte do igarapé do Espírito Santo e que foi aterrado, este medalhão é português, há um desenho nele da coroa Portuguesa.

Fotos de Chico Batata

local exato onde ficava a ponte do igarapé do Espírito Santo
local exato onde ficava a ponte do igarapé do Espírito Santo / Foto : Chico Batata
local exato onde ficava a ponte do igarapé do Espírito Santo / Foto : Chico Batata
local exato onde ficava a ponte do igarapé do Espírito Santo / Foto : Chico Batata

Texto orgulhosamente kibado da Manaus de Antigamente

Marcus Pessoa

About Author

Sou apaixonado pela história do Amazonas e decidi criar o portal "No Amazonas é Assim" e agora o blog "No Amazonas Era Assim" para resgatar memórias e histórias curiosas de Manaus e do estado, conectando gerações e valorizando a rica cultura regional.

Recomendamos também

Lugares Históricos

Ruínas de Paricatuba

Há mais de um século, uma das mais suntuosas obras arquitetônicas construídas no Amazonas está à mercê da floresta Batizado
Praça e Largo de São Sebastião em Manaus antigamente / Foto : Divulgação
Lugares Históricos

Segredos e tradições do Largo de São Sebastião em Manaus: Conheça a história!

O Largo de São Sebastião é um importante ícone para o cenário histórico e cultural de Manaus, relacionado diretamente com