História dos Bairros de Manaus

História do Bairro : Betânia

Betânia foi um dos poucos bairros criados na segunda metade do século 20, em Manaus, que não teve origem de invasão de terras. Entretanto, mesmo começando o seu traçado com a venda de lotes de terras, logo em seguida apareceram os ocupantes clandestinos.

O português Antônio Soares Coimbra, proprietário de grande faixa de terras naquela região, decidiu fazer um projeto de loteamento e vendeu os terrenos, facilitando o pagamento.O loteamento tinha como objetivo atender famílias vindas do interior e o terreno foi dividido em quatro quadras: Bom Futuro, São Jerônimo, Santa Rita e Quinor, num total de 1.200 lotes. As quadras eram circundadas pelo igarapé do Quarenta, formando uma paisagem pitoresca e atrativa, para fixar residências, construção de chácaras, sítios, plantar árvores frutíferas e para o lazer.

Os moradores compraram os lotes diretamente do proprietário, cujo valor era pago em prestações, facilitando rápida expansão do bairro, passando a ser chamado pelos moradores de Nova Betânia. O bairro começa no trecho em que corre o igarapé do Quarenta, encontrando-se com a Lagoa Verde, indo até o beco São José, chegando às ruas Vicente Reis e Edgar Neves. Ao todo o bairro possui mais de 20 ruas, travessas, becos e varadouros ainda existentes.

Com o progresso do bairro a partir da década de 1980, o igarapé do Quarenta começou a perder a pureza de suas águas que tornaram-se poluídas com as margens ocupadas por casas, palafitas e outros tipos de casebres espalhados em seu leito. Os moradores passaram a usar suas margens para lavar roupas, surgiram doenças e tudo piorou em termos de saneamento.
A organização do bairro, iniciada em 1960, foi regular até 1971, mas com a implantação do Distrito Industrial, a partir de 1970, novas famílias se instalaram no local e passaram a ocupar a área pela sua proximidade com as fábricas que ofereciam emprego e renda.

As terras devolutas foram imediatamente invadidas e o crescimento dos problemas foi inevitável. Começaram a surgir pequenos bares, lanchonetes, a segurança tornou-se outro problema, com violência, prostituição e drogas, surgindo bocas de fumo e outros locais não recomendáveis para uma convivência social pacífica.

Mas, as condições começaram a melhorar a partir de 1990, quando o bairro recebeu indústrias e moradores de classe média começaram a construir residências mais confortáveis. Destacam-se entre suas artérias, a avenida Adalberto Vale, que é a principal rua, a São Miguel, São Jerônimo, primeira rua aberta no bairro, a São Lázaro, Santa Etelvina e São Vicente.

BAIRRO ATUALMENTE

Essa região está localizada na Zona Sul de Manaus, limitando-se com São Lázaro, Crespo, Raiz e Morro da Liberdade, abrigando mais de 20.000 moradores, conforme o censo de IBGE de 2010.
Entre as obras mais importantes do bairro Betânia existem atualmente: a igreja de Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, a igreja Batista Nova Betânia, a Escola Estadual Divina Providência, local onde antes de a igreja católica ser construída eram realizados os cultos religiosos, o Centro de Referência e Assistência ao Idoso, dois campos de futebol, e outros recantos para o lazer.

A data de aniversário do bairro é o dia 30 de outubro de 1964, quando houve a ocupação por meio dos loteamentos. E no dia 30 de outubro de 1966 foi celebrada a primeira missa na Betânia. A feira, na rua Adalberto Vale, é o ponto referencial do comércio e fica no mesmo local onde antes foi a praça São Jerônimo, na qual os jovens moradores costumavam marcar encontros e reuniões.
Todo o lazer do bairro era realizado na praça, até esta ser transformada no prédio da feira da Betânia.

Feira da Betânia
Feira da Betânia

Marcus Pessoa

About Author

Sou apaixonado pela história do Amazonas e decidi criar o portal "No Amazonas é Assim" e agora o blog "No Amazonas Era Assim" para resgatar memórias e histórias curiosas de Manaus e do estado, conectando gerações e valorizando a rica cultura regional.

Recomendamos também

História do bairro - Nossa Senhora das Graças
História dos Bairros de Manaus

História do bairro – Nossa Senhora das Graças

O bairro Nossa Senhora das Graças surgiu há 72 anos. Foi fundado em 27 de novembro de 1940 e era
A Compensa é um bairro de Manaus, capital do estado brasileiro do Amazonas. Localiza-se na Zona Oeste da cidade. Possui uma área de 508,27 quilômetros quadrados e é o quarto bairro mais populoso de Manaus, com 75 832 habitantes.
História dos Bairros de Manaus

História do bairro – Compensa

Constituído por um grande e aglomerado centro comercial, o bairro da Compensa, na zona Oeste de Manaus tem uma população